O Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores/as que Ensinam Matemática - GFOPEM é composto por pesquisadores(as) e professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, mestrandos(as) e licenciandos(as).
Partimos da compreensão de que o processo formativo de constituição do(a) professor(a) é permeado por dimensões diversas (históricas, sociais, cognitivas, éticas e afetivas) e ocorre em um movimento contínuo, pessoal e não linear. Portanto, não se limita a um determinado tempo e espaço, podendo iniciar antes do ingresso na licenciatura e por conseguinte se estender para a formação inicial, formação continuada e a prática profissional.
Assim, neste grupo tem-se como objetivo principal estudar e investigar os processos de constituição, formação, socialização e desenvolvimento do(a) professor(a) que ensina Matemática, (Pedagogo(a) ou Professor(a) de Matemática), nas distintas dimensões para diferentes modalidades de ensino e contextos educacionais.
Esperamos contribuir com debates, reflexões e produções científicas sobre formação de professores/as no campo da Educação Matemática, em especial no contexto da região amazônica, que apresenta uma diversidade humana atravessada por suas questões sociais, históricas, culturais, ambientais entre outras. Para tanto, buscar-se-á promover e socializar o desenvolvimento de fundamentos teórico-metodológicos e de projetos individuais, coletivos e colaborativos, que considerem o(a) docente como protagonista de seu desenvolvimento e processo formativo, sendo capaz de construir, ampliar e ressignificar seus conhecimentos e saberes mediante as experiências permeadas por perspectivas reflexivas e investigativas.